quinta-feira, 16 de novembro de 2017

REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

Para se chegar a atual mapa brasileiro, muitas mudanças ocorreram em sua divisão. A primeira grande divisão ocorrida no território brasileiro ocorreu no ano de 1913 e o objetivo da divisão  era adaptar o território as suas características Sociais, culturais, físicas e econômicas. Além dessa divisão, o Brasil passou por mais 4 divisões que veremos a seguir:

1913
FONTE:https://www.todoestudo.com.br/wp-content/uploads/2015/03/divisao-1913.png

Como mencionado a cima, essa foi a primeira divisão territorial do Brasil. O país foi dividido em 5 regiões. E para essa divisão foram utilizados como critérios aspectos físicos , como o clima, a vegetação e o relevo das regiões.

1940
Fonte:https://memoria.ibge.gov.br/images/memoria/linha-do-tempo/fotos/1942.1.jpg

No ano de 1940 foi feita segunda divisão do território brasileiro. Para essa divisão foram levadas em consideração a realidade socioeconômica do Brasil. A região norte era composta pelos Estados do Amazonas , Pará, Maranhão, Piauí e o Acre ( chamado na época de território do Acre). A Região nordeste era composta pelos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. A região Este era composta pelos Estados de Sergipe, Bahia e Espírito Santo. A região Centro era composta pelos Estados do Mato Grosso, Goiaz ( atual Estado de Goiás) e Minas Gerais. E a Região Sul era composta pelos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, sendo que a capital do Brasil era na época o Rio de Janeiro.

1945
 No ano de 1945 o Brasil passou por outra divisão territorial e passou a compor sete regiões. A Região Norte era composta pelos Estados do Amazonas, Pará , Território do Acre, Território do Rio Branco( chamado atualmente de Roraima) e o Território do Amapá(conhecido atualmente como Amapá). A Região Nordeste Ocidental era composta pelos Estados do Maranhão e do Piauí. O Nordeste Setentrional era composto pelos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. A região Leste Setentrional era composta por um único Estado que era a Bahia. Mais ao sul havia a região Leste Meridional era composta pelos Estados de Minas Gerais , Espírito Santo, Rio de Janeiro e a Capital do Brasil. O Centro-Oeste era composto pelo Mato Grosso, Goiás e a Terra de Ponta Porã( atualmente o sudoeste do Estado do Mato Grosso do Sul). E a Região Sul era composta pelos Estados de São Paulo, Paraná, Terra de Iguaçu( atual região Leste do Estado do Paraná), Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

1950


Em 1950 outra mudança ocorreu no território regional brasileiro e o País e o número de regiões diminuiu para cinco sendo, que foram extintos os antigos Estados de Terra de Ponta Porã e Terra de Iguaçu, o Território do Acre. A região Norte era composta pelos Estados do Amazonas , Pará ,Território do Acre, Rondônia( que foi desmembrada do Estado do Mato Grosso) e Território do Amapá. O Nordeste passou a ser composta pelos Estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e a Bahia. O Centro-Oeste pelos Estados do Mato Grosso e Goiás. No Lestes os Estados da Bahia, Sergipe, Espírito Santo , Rio de Janeiro e Minas Gerais. E o Sul compôs os Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

1970



 E em 1970 surgiu o atual mapa regional do Brasil com cinco  regiões: Norte, Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiiOkdUABeYlzv1GurejEIkJYVwPBt0Iy00y60ZisYb5tltL0qbIgh8qXGBggz381esYTt0WP9tmRN_RVBhb6eQmttWcbKM6FsYFVuk5Xq5eMgaXqQeAl0elq3MulDtIjAOE4QydVy5fMP9/s1600/brasilregioes.gif

Devido a Constituição brasileira do ano de 1988, o Brasil o Estado de Goiás foi dividido e assim surgiu incorporado a região Norte o Estado de Tocantins, e ainda no Norte os Estados de Roraima e Amapá se tornaram oficialmente Estados Autônomos, e eis o atual mapa brasileiro composto em suas regiões:
Norte: Acre, Amapá ,Amazonas ,Pará ,Rondônia ,Roraima e Tocantins.
Nordeste: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, sendo que ainda pertencente a Pernambuco existe a Ilha de Fernando de Noronha.
Centro-Oeste: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e um Distrito Federal.
Sudeste: Espírito Santo, Minas Gerais , São Paulo e Rio de Janeiro
Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.










sexta-feira, 3 de novembro de 2017

                    


 OCUPAÇÃO INTERNA DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

Para entendermos melhor a formação interna do Território brasileiro, é necessário compreendermos o que se passava no período da descoberta do Brasil:

                                   TRATADO DE TORDESILHAS

 



Fonte:https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwj3rrfI-KLXAhUBl5AKHUqlDdsQjRwIBw&url=https%3A%2F%2Fwww.estudopratico.com.br%2Fo-que-foi-o-tratado-de-tordesilhas%2F&psig=AOvVaw12YucYIjiJ6D3ZwbU9xSZ6&ust=1509816676220189


O tratado de tordesilhas foi um acordo assinado no ano de 1494, entre Dom João segundo, o rei Fernando II de Aragão e a Rainha Isabel I de Catela, territórios que  hoje é a chamada Espanha moderna. O tratado tinha o objetivo de resolver os conflitos territoriais relacionados às novas terras descobertas no final do século XV.
O acordo do  Tratado de Tordesilhas criava uma linha imaginária a 370 léguas de Cabo Verde e, seria uma referência para dividir os territórios da Espanha e de Portugal. O acordo seria que as terras na parte Oeste do Tratado pertenciam a  Portugal e as Terras ao Leste pertenceriam a Espanha.

                            
                             FORMAÇÃO INTERNA DO TERRITÓRIO NACIONAL



Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgRa5Xj_4UVCiACb2Om-_ejt4RThop7K3fd7Q7tR1mtoNIimWTyiNyUprXOiJikvJja8f3ajTPsVgEK8725y27HdWpyLiuNEE1sPjmfdLIxnyynm6s90P8aacHTKhtsfikj_6flYyyZqlI/s640/Organiza%C3%A7%C3%A3o+do+estado+Brasileiro+desde+o+per%C3%ADodo+Colonial.jpg

Por um longo período, a ocupação interna territorial brasileira, foi feita através, de iniciativas particulares. No Norte do território, as primeiras ocupações, em plena floresta amazônica foi devido ao chamado ciclo das "drogas do sertão".
Na região Sudeste e Sul do território brasileiro, os bandeirantes avançaram além dos limites do meridiano de Tordesilhas, para a captura e escravização de indígenas.
Em busca de enriquecimento rápido, aventureiros acabaram fazendo descobertas de importantes jazidas de ouro na região onde se chama atualmente o Estado de Minas Gerais.
Com a descoberta do ouro, o Estado português passou a ter controle mais diretamente na organização e da produção no território brasileiro.

 Necessitando escoar e exportar as riquezas minerais, foram trazidos por tropeiros, uma enorme quantidade de animais de carga grande da região sul do território, principalmente do atual Estado do Rio Grande do Sul. Isso colaborou com a integração a região sul do território.
Foram descobertas também, novas jazidas de ouro, como pedras preciosas, e isso colaborou na ocupação das áreas centrais do território, principalmente nos atuais Estados  da Bahia, Goiás e Mato Grosso. Com isso, ficava cada vez mais esquecidos os limites impostos pelo Tratado de Tordesilhas.
No ano de 1774, a coroa portuguesa passou, pela primeira vez, a ser detentora de todas as capitanias do território brasileiro, após estabelecer o Vice-Reinado do Brasil.